Cadastro Unificado de Ações Acadêmicas


Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis - PACCE

O PACCE é um programa de fomento à criação de Células Estudantis de Aprendizagem Cooperativa, por meio da concessão de bolsas e formação continuada sobre metodologias de aprendizagens cooperativas. Tem por fundamento a condução das aprendizagens pelos estudantes, com ênfase no diálogo, experiência e liberdade.

 

São elementos importantes para o programa a interdependência positiva, a responsabilidade individual, a interação promotora, as competências sociais e o processo de grupo. O programa conta com uma Coordenação Geral, nos termos no Anexo IV da Resolução Nº 01/2014/CONSUP, composta pelos professores tutores dos projetos de célula e por representante da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD-UFCA).


Acessar o Processo Seletivo

SEMINÁRIO DOS PROGRAMAS ACADÊMICOS DE ENSINO

O Seminário dos Programas Acadêmicos de Ensino, integra um conjunto de ações acadêmicas desenvolvidas no âmbito da Universidade Federal do Cariri que visa possibilitar e incentivar vivências de múltiplas relações entre as diversas teorias e práticas de ensino, em prol do desenvolvimento Acadêmico dos estudantes. Através das vivências nos projetos e Ações de Ensino da PROGRAD e das apresentações dos relatos de experiências, de qualquer área do conhecimento, apresentados sob a forma de resumo simples (posters) ou resumo expandido (comunicação oral ou sinalizada - em caso de usuário de Libras).

Acessar o Processo Seletivo

Edital Unificado

Acessar o Processo Seletivo

Programa de Estágios da Diretoria de Tecnologia da Informação

Ação para gestão de certificados dos estagiários da Diretoria de Tecnologia  da Informação

Acessar o Processo Seletivo

Pró-Reitoria de Extensão

Editais da Pró-reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) visando a manutenção, o fortalecimento e a ampliação das atividades de extensão na UFCA.

Acessar o Processo Seletivo

PEEX - Programa de Integração Ensino e Extensão

O Programa de Integração Ensino e Extensão (PEEX), visa proporcionar aos estudantes dos cursos de graduação, a participação em projetos que integrem ensino e extensão Universitária, possibilitando a troca de conhecimentos entre a Universidade e diversos segmentos da Sociedade. Este contato direto oportuniza um aprendizado prático que somado as reflexões teóricas, estruturará a fixação do conhecimento acadêmico.

A UFCA entende a “A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade”(Política Nacional de Extensão).

Acessar o Processo Seletivo

PID - Programa de Iniciação à Docência

O Programa de Iniciação à Docência (PID) é um programa gerenciado pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da UFCA.

O PID possibilita o engajamento do estudante em atividades de ensino, com o propósito de desenvolver suas habilidades docentes, bem como uma visão globalizada da disciplina, além de vivências que envolvam múltiplas relações entre teoria e prática, sob acompanhamento e supervisão de um professor-orientador. Proporciona, através de suas ações junto aos demais estudantes, melhorias no rendimento acadêmico.

Acessar o Processo Seletivo

Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação

Editais da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) visando a manutenção, o fortalecimento e a ampliação das atividades de pesquisa, pós-graduação e inovação na UFCA.

Acessar o Processo Seletivo