Apresentações e Proponentes
Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis
Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no modelo cooperativo de estudo: desenvolvendo a autonomia no estudante de medicina | |
Edith Andryelle Oliveira de Souza, Marcelo Oliveira Santiago |
Esquema “2x2x1” como estratégia para o alcance do princípio da interdependência positiva em células cooperativas | |
Bruna Caroline de Farias Medeiros, Marcelo Oliveira Santiago |
Ensino Baseado em Simulação em tempos de distanciamento social: um relato de experiência | |
Taís Rocha Morais de Santiago, Marcelo Oliveira Santiago |
Discussão de patologias no ciclo básico em célula estudantil: um relato de experiência | |
Kayo Thaynan Rodrigues Praxedes, Marcelo Oliveira Santiago |
Estudo do uso da interdependência positiva nas células cooperativas do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Cariri | |
Maria Janielly do Nascimento Costa, Vanessa Coelho Vieira, Marcelo Oliveira Santiago |
Experiência de participação em célula estudantil sobre Excel básico para Engenharia Civil | |
Karenine Máximo de Oliveira Landim, Marcelo Oliveira Santiago |
O uso dos Princípios da Aprendizagem Cooperativa nas Células Estudantis da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri. | |
Arian Santos Figueiredo, Yuri Mota do Nascimento, Marcelo Oliveira Santiago |
Princípios cooperativos como motores para a aprendizagem: grupo de formação | |
Juciana Alves Pinheiro, Elaine Silva Moura, Ingrid Santos Moura, Natália Crisóstomo Pessoa, Fernanda Alencar Souza, Marcelo Oliveira Santiago |
Aprendizagem Cooperativa e formação médica: um relato de experiência sobre atividades assíncronas de formação técnica. | |
Clarice Maria de Moraes Ferreira, Marcelo Oliveira Santiago |
APRENDIZAGEM COOPERATIVA COMO INSTRUMENTO PROPULSOR PARA A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL | |
Kaio Lucca Silva de Souza, Marcelo Oliveira Santiago |
Células estudantil BIM: O desenvolvimento da metodologia na UFCA | |
Nelson Matheus Rodrigues Ferraz de Alencar, Huanna Pinto Tavares, Marcelo Oliveira Santiago |
Grupo de estudo em célula multidisciplinar Agropacce. | |
ANTONIA MIKAELLE SOUSA DE OLIVEIRA, MARCELO OLIVEIRA SANTIAGO |
Relato de experiência em célula de estudo e produção de artigos científicos | |
Ivna Feitosa Alencar, Marcelo Oliveira Santiago |
Análise do andamento de três células cooperativas no âmbito de estudo virtual | |
Glicia Alencar de Lima, Jaini Miscilene de Araújo, Saulo Pereira Benício Milfont, Marcelo Oliveira Santiago |
Células estudantis em tempos de ensino remoto | |
Jaiane Oliveira Silva, Wanderson Pereira Santos, Marcelo Oliveira Santiago |
Convivência e Aprendizado em Célula Cooperativa | |
Mylena Emylle da Silva Santos, Marcelo Oliveira Santiago |
Programa de Integração de Ensino e Extensão
O impacto da educação em saúde no ensino médio: um relato de experiência de ensino e extensão universitária | |
Lucas dos Santos Luna, Amanda Albuquerque Cabral, Evanira Rodrigues Maia |
A monitoria de nutrição para estudantes de Medicina: Um relato de Ensino e Extensão. | |
Felipe Lopes Ribeiro, Gabriel Bezerra Pereira, Dionizio Gonçalves Bezerra Neto, Thereza Maria Tavares Sampaio |
A monitoria acadêmica na disciplina de Nefrologia no curso de medicina da UFCA | |
Ramierson Macedo Lima, Leonardo Tavares, Leila Da Silva |
Aplicação de metodologias ativas de ensino em aulas práticas de Anatomia Humana: Um relato de experiência | |
Mateus Montino de Andrade, Cristiane Marinho Uchôa Lopes, Felipe Coutinho Vasconcelos, Jader Barros Pereira, João Vinicius Silva Sousa, Denise Fernandes de Morais, Yuri de Sousa Cavalcante |
Uso da ferramenta Mentimeter em atividade remota de monitoria: um relato de experiência | |
Leonardo Mendonça de Araújo, Sarah Maria Bacurau Barbosa, Thalya Gonçalves Lôbo do Nascimento, Evanira Rodrigues Maia, Milena Silva Costa |
Programa de Educação Tutorial - ADMINISTRAÇÃO
Resistência e extensão: O Guia de Mercado PET para além do Crajubar | |
Andréa Oliveira Balduino, Daniel Lucas de Sousa Oliveira, Vitória Larisse Batista de Brito, SILAS ARAUJO DE MELO, JULIANA BELISARO DO NASCIMENTO, FRANCISCO RODOLFO XAVIER RAMALHO, Ingrid Mazza MATOS RAMOS |
Programa de Educação Tutorial - AGRONOMIA
Monitoria de zoologia geral: uma experiência virtual | |
Sávio Roberto Martins, José Vinicius Evangelista Diniz, Antônio Nelson Lima da Costa |
Monitoria de Apicultura na Pandemia do Covid-19 | |
Liliane Monteiro Januário, Maria Inês Rodrigues Machado, Janailton Coutinho |
Monitoria na disciplina de Aspectos Sociais da Agricultura do curso de Agronomia/UFCA: um relato de experiência | |
Maria Ketully Neyane Alves Pinto, Janailton Coutinho |
O papel do monitor na aprendizagem dos discentes da área Zootécnica. | |
Rodrigo Ximenes Melo, Irani Ribeiro Vieira Lopes |
Monitoria da disciplina de Agroecologia do curso de Agronomia da Universidade Federal do Cariri: um relato de experiência | |
Janailton Coutinho, Ketully Neyane Alves Pinto |
Programa de Educação Tutorial - BIBLIOTECONOMIA
Programa de Educação Tutorial de Biblioteconomia: atuação em busca da excelência na Graduação | |
Bianca Borges da Silva, Eliomara das Neves Bezerra, Joana Helen Idelfonso dos Santos, Maria Daniely Souza Lima, Wellison de Sales Ferreira, Débora Costa de Sousa, Sara Roberta Shenielly Rodrigues, Beatriz de Lima Oliveira, Maria Letícia Cristina Alcântara Gomes, Maria Cícera Farias Macedo, Conceição Ariadna Rodrigues Lustosa, Gilderlânia Félix Agostinho, Janiely Martins Florêncio Mota, Maria Cleide Rodrigues Bernardino, Fabiana Aparecida Lazzarin |
Programa de Educação Tutorial - DESIGN
AJUNTA Design: Projeto de desenvolvimento de palestras, oficinas e workshops remotos para os estudantes de design. | |
Sávio Nobre Araújo, Ícaro Társis Landim Cruz, Isadora Alves da Silva, Sarah Maria Fontes de Lima, Manoel Deisson Xenofonte Araújo |
Gerenciamento de demandas: Produtividade, Saúde Mental e Organização – Uma proposta de oficina em tempos de atividades remotas | |
Núbia Alves Santos, Manoel Deisson Xenofonte Araujo |
Infográfico sobre a Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Juazeiro do Norte: Projeto de desenvolvimento de infográficos da região do Cariri | |
Benjamin Yousef Mariano do Nascimento, Kalígia Silva Siqueira Cavalcante, Manoel Deisson Xenofonte Araújo |
Revista DZAIN: Desenvolvimento de uma revista digital para o curso de Design da UFCA | |
Otávio Facundes Matos Braga Bonfim, José Pedro Oliveira Mascarenhas, Rita de Cássia Soares Brito, Emanuelly Cristyne Verissimo Evangelista, Cicera Dark Silva dos Santos |
Design de interfaces aplicado ao desenvolvimento do site do curso de design – UFCA | |
Jeiciane Portela Gomes, Manoel Deisson Xenofonte Araújo |
Programa de Educação Tutorial - MÚSICA
MUSICARIRI: UMA CARTOGRAFIA DA MÚSICA AUTORAL CARIRIENSE | |
Judá Holanda Feitosa, Doanny Lira, Cicero Ramon Fernandes Carvalho, José Robson Maia de Almeida |
Pesquisa - ensino: A aplicação do Catálogo Didático Musical para professores da rede básica de educação. | |
Renata Lima Silva, Edinaudo Manoel Vieira, Maria Luiza Santos De Souza, Sara Lívia Ferreira, Ivyna Maria De Assis Gregório, José Robson Maia de Almeida |
Projeto "Alguém cantando'': a apreciação e a técnica vocal no Instagram | |
Bruno de Sousa Lima, Ivyna Maria de Assis Gregorio, Rayara Araújo de Moura, José Robson Maia de Almeida |
O papel das redes sociais nas atividades desenvolvidas pelo PET Música UFCA durante a pandemia | |
José Alisson Dos Santos Freire, Cicero Wallison Santos Silva, Matheus de Moura Bezerra, Sidália Maria Martins Silva, José Robson Maia de Almeida |
Programa de Iniciação à Docência - CCAB
A importância do monitor nas disciplinas de zootecnia | |
Elvys Halan Sthyl Caetano Silva, Irani Ribeiro Vieira Lopes |
Ensino de Hidráulica Aplicada e Irrigação e Drenagem no contexto do ensino remoto: uma experiência de monitoria durante a pandemia. | |
José Vinícius Peixoto de Alencar Ramalho, Carlos Wagner Oliveira |
Uso e conhecimento tradicional das plantas medicinais usadas nas práticas da medicina popular pelas meizinheiras do sítio Chico Gomes, Crato – CE | |
Ana Karoline Bento Maia, Gerlandio Ramalho da Silva, Ana Claudia Felipe Morais, Claudia Araújo Marco |
Práticas e saberes do grupo das meizinheiras da comunidade do sítio Chico Gomes, Crato – CE | |
Ana Cláudia Felipe de Morais, Ana Karoline Bento Maia, Gerlândio Ramalho da Silva, Cláudia Araújo Marco |
APRENDIZADO, DE FORMA REMOTA, DE TÉCNICAS ESTATISTICAS PARA ANÁLISE DE DADOS | |
Isadora Êdua da Silva Lima, Daniele Cruz Coelho, José Valmir Feitosa |
A MONITORIA FACILITANDO O APRENDIZADO DA ANATOMIA E FISIOLOGIA ANIMAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
José Vinícius DIniz, Antônio Nélson Lima da Costa, Sávio Roberto Martins |
O APRENDIZADO DE TÉCNICAS ESTATISTICAS PARA ANÁLISE DE DADOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORI | |
Daniele Cruz Coelho, Isadora Êdua da Silva Lima, José Valmir feitosa |
Utilização das Redes Sociais em Tempo de Pandemia na Monitoria das Disciplinas de Introdução a Bioquímica e Fisiologia Vegetal | |
José Gomes Cavalcante, Juan Alvarez Pizarro |
Programa de Iniciação à Docência - CCSA
A importância do ensino de marketing, e seus desafios diante do cenário pandêmico. | |
Letícia Alves Santana, Ingrid Mazza Matos Ramos |
Iniciação à docência e ferramentas digitais: Desafios no desenvolvimento da monitoria em contabilidade no período remoto | |
Edigleito Bernardino Costa, Maria Raquel Xavier Alencar, Paulo Henrique Leal, Ricardo Aladim Monteiro |
Telejornalismo local: tendências e perspectivas no ensino | |
THAIS SUIANE SANTOS DA SILVA, Cleide Luciane Antoniutti |
A monitoria como mecanismo de ensino-aprendizagem no ensino remoto: Relato de Experiência | |
Laís Guimarães Galvão, Matheus Iury Andrade Roque, Caio Ricardo Da Silva, Milton Jarbas Rodrigues, Ricardo Aladim Monteiro |
Tecnologia da Informação para Biblioteconomia: o uso de filmes para o ensino da história da computação. | |
Denysson Axel Ribeiro Mota, Sálima Maria Dantas de Alencar, Victoria Manuele Souza Silva |
Programa de Iniciação à Docência - CCT
Aplicação da função sigmoide na análise da ação das vacinas nos casos de covid-19 da região do Cariri | |
Pedro Henrique Moura Oliveira, Matheus Rennan Freire Veras Teotonio, Maria Silvana Alcântara Costa, Plácido Francisco de Assis Andrade |
Relato de experiência: Monitoria em equações diferenciais e matemática aplicada | |
Antonio Eliardo Honorato de Figueiredo, Larissa Silva Alencar, Valdir Ferreira De Paula Júnior |
Relato de Experiencia: Desenvolvimento de Atividades Experimentais alusivo as disciplinas de Termodinâmica e Fenômenos de Transferência | |
Breendon Victor Alves Ribeiro , Caroline Vieira Gonçalves |
Avaliação do Índice de Aprovação da Disciplina de Desenho para Engenharia no Ensino Presencial e no Remoto | |
Joyce Fernandes Frutuôso, Michael Ryan Araújo da Silva, Lucimar da Silva Santiago, Marcos José Timbó Lima Gomes |
Monitoria em Álgebra Vetorial e Geometria Analítica: uma análise comparativa entre os Períodos 2020.1 e 2020.2. | |
Carolaine da Silva Landim Cruz, Wigliane de Souza Freitas, Francisco de Assis Benjamim Filho |
Relato Sobre a Monitoria de Introdução a Programação no Ano de 2021 | |
Gilvan Gomes da Silva Junior, Nelson Carvalho Sandes |
Avaliação do simulador PhET no Ensino de Mecânica no Curso de Engenharia Civil | |
José Eduardo Bezerra de Souza, Marcelo Felipe Lino do Couto Pinto, Noelia Souza dos Santos |
A utilização do software PhET no ensino remoto da Física Experimental | |
Marcelo Felipe Lino do Couto Pinto, José Eduardo Bezerra de Souza, Noelia Souza dos Santos |
USO DE TUTORIAIS PARA AUTOCAD CIVIL 3D NA DISCIPLINA DE PROJETO E CONSTRUÇÃO DA INFRAESTRUTURA VIÁRIA | |
Bárbara Maria Carvalho Batista Lima, Lilian Medeiros Gondim |
Ensino Remoto da Física Experimental: Relato de Experiência. | |
Jose Guilherme Barbosa da Costa, Marcelo Felipe Lino do Couto Pinto, Noelia Souza dos Santos |
Monitoria em Estatística: Momento de Aprendizagem | |
Yuri Fideles Alencar, Francisco Lucas Soares Silva, Rosilda Benício de Souza, Vinícius Pereira do Sacramento |
Física Para Engenharia de Materiais em tempos de pandemia. | |
KARLA MILLENA OLIVEIRA DE SOUSA, JOÃO HERMÍNIO DA SILVA, |
EXPERIÊNCIA EM MONITORIA ACADÊMICA: ÁLGEBRA VETORIAL E GEOMETRIA ANALÍTICA. | |
Glicia Alencar de Lima, Francisco Pereira Chaves |
Programa de Iniciação à Docência - FAMED
Modelo de ensino de habilidades práticas para futuros médicos - Exérese de Tumor cutâneo | |
Daniel de Oliveira Sampaio Vasconcelos e Sá, Giovanni Machado Ferreira, Brena Suianne Pereira Lima, Jacyanne Gino Vieira, Lívia Menezes de Sousa Teixeira, Larissa Menezes de Sousa Teixeira, Marley Luana Oliveira da Silva, Victor Vinícius Bezerra de Albuquerque, André de Oliveira Porto |
USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA IMUNOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
José Evandier Leandro de Souza Silva, Victor Vinicius Bezerra Albuquerque, Bruna Silveira Barroso, Roberto Pinheiro Junior |
Novas metodologias de aprendizagem no ensino de fisiologia e farmacologia no contexto da pandemia. | |
Robson Caetano Guedes Assunção, Bruna Raynara Novais Lima, Naara de Paiva Coelho, Iri Sandro Pampolha Lima |
A relevância dos projetos de monitoria na readaptação dos discentes ao ensino presencial: relato de experiência. | |
Ítalo Gonçalves Pita de Oliveira, Larissa Rodrigues Mota, Carlos Victor Chaves de Lima, Tatianne Régia Gomes Ribeiro |
Monitoria de Bioquímica Estrutural e Metabólica no contexto da Pandemia do Novo Coronavírus: um relato de experiência. | |
Lucca Feitosa Esmeraldo, Ítalo Emanoel de Souza Chaves, Paulo Roberto Pinheiro Brito, Hidemburgo Gonçalves Rocha |
Aprendizagem por meio do uso de ferramentas de ensino em atividades de monitoria: um relato de experiência. | |
Milena Silva Costa, Elisa Hellen Cruz Rodrigues |
Iniciação à docência: relato de experiência sobre ensino da semiologia médica na Universidade Federal do Cariri no ano de 2021 | |
Larissa Alencar Santos, Livia Maria Angelo Galvão, Luma Karen Macedo Araújo, Raul César Fortaleza Pinheiro, Thalya Gonçalves Lôbo do Nascimento, Pedro Lourenzo Oliveira Cunha, Fabian Danilo Unigarro Ramirez, Alessandra Ribeiro Parente, Amanda Albuquerque Cabral, Bruno Barreto Isaias, Marcelo Alves Monteiro, Gabriel de Souza Moura, Patricia Rosane Leite de Figueiredo |
Gamificação da disciplina de Microbiologia Médica: um relato de experiência | |
Cecília Paz Lopes, Taís Rocha Morais Santiago, Lorena Magalhães de Macedo, João Heitor Basílio de Medeiros, Marcos Antonio Pereira de Lima |
ANÁLISE ACADÊMICA DE METODOLOGIAS DE ENSINO DA MONITORIA DE OBSTETRÍCIA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | XML |
Hellen Lima Alencar, Vinicius Gomes Mota, Virna Victoria Almeida Sampaio, João Pedro Leite de Medeiros Almeida, Leonardo Pereira Tavares, Patricia Maria de Albuquerque Brayner |
Parasitologia e pandemia: os desafios do período letivo especial | |
João Vinícius Silva Sousa, Maryana Martins de Freitas, Gabriella Moreira Bezerra Lima, Maria do Socorro Vieira Gadelha |
Avaliação do uso de tecnologias digitais de comunicação, durante a pandemia de COVID-19, na aprendizagem de acadêmicos de Medicina | |
João Vinícius Silva Sousa, Denise Fernandes de Morais, Felipe Coutinho Vasconcelos, Jader Barros Pereira, Yuri de Sousa Cavalcante, Cristiane Marinho Uchôa Lopes |
Aprendizados sobre saúde da criança e do adolescente: experiência da monitoria de ABS 5 | |
Cinthia Oliveira Lima, Iago Sávyo Duarte Santiago Sávyo Duarte Santiago, Arian Santos Figueiredo, Mariana Oliveira Aragão, Maria Andrezza Gomes Maia, Elisa Hellen Cruz Rodrigues, Maria Eliana Pierre Martins, Cicero Cruz Macedo |
Gincana virtual de Pneumologia: ferramenta de ensino e fixação da aprendizagem. | |
Clarice de Lima de Oliveira, Luiz Fellipe Gonçalves Pinheiro, Maria Stella Batista de Freitas Neta, Rayane da Silva Moura, Felipe Coutinho Vasconcelos, Maria Vitória Filgueira Martins Grangeiro, Cínthia Oliveira Lima, Robertina Pinheiro Roberto |
Vivências e aprendizados da Monitoria de Nefrologia da Universidade Federal do Cariri | |
Esther Barbosa Gonçalves Felix, Karina Alves Medeiros, Washington Moura Braz, Leila Silveira Vieira da Silva |
O ensino/aprendizagem na monitoria de assistência ao recém-nascido em tempos de pandemia: um relato de experiência | |
Jessica Rayanne Pereira Santana, Maria Auxiliadora Ferreira Brito |
TEATRO CLÍNICO: COMO SE REINVENTAR NA PANDEMIA | |
Myrna Marcionila Xenofonte Rodrigues, Giselle Carneiro Dutra, Ítalo Gonçalves Pita Oliveira, Yuana Ivia Ponte Viana, Marciano Lima Sampaio |
MONITORIA EM MEDICINA EM TEMPOS DE PANDEMIA. VALE A PENA?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Diogenes Pereira Lopes, Luiz Fellipe Gonçalves Pinheiro, Fabian Danilo Unigarro Ramírez, Vanessa Medeiros de Andrade, Lucas Farias Lopes, Everti Zabulon Fonseca, Isaura Elaine Gonçalves Moreira Rocha |
Programa de Iniciação à Docência - IFE
Laboratório de Educação Matemática e Princípios de Matemática: Uma experiência no Ensino Remoto | |
Francisco Luciano Clementino de Almeida, Rochelande Felipe Rodrigues, Maria Gerrylane Pereira dos Santos |
Programa de Iniciação à Docência - IISCA
Relato de uma experiência de monitoria em Lógica em ambiente virtual | |
Odilon Rodrigues de Lima Netto, Amanda Soares de Oliveira Santiago |
O PROBLEMA DO NÃO-SER EM PLATÃO | |
CARLOS DANIEL PONTES, LUIZ MANOEL LOPES |
O PROBLEMA DO SER E DO NÃO-SER EM PLATÃO | XML |
Bruna De Sousa, Luiz Manoel Lopes |
A relação entre Mito e Natureza em Ernst Cassirer. | |
Douglas Anderson Barbosa de Almeida, Ivânio Lopes de Azevedo Júnior |
JORNALISMO EM MUTAÇÃO: OS DESAFIOS PARA PRODUZIR A REVISTA CARACTERES | |
Raiana Maria de Sousa Lucas, José Anderson Freire Sandes |
Relato de Experiência do Monitor da disciplina de Prototipagem Virtual por Ensino Remoto | |
Luiz Felipe Leite Tavares, Deborah Macedo dos Santos |
Avaliações e reflexões sobre afinação no processo de monitoria em Percepção e Solfejo | |
millena leite sampaio |
Residência Pedagógica
O PERIGO DE UMA HISTÓRIA ÚNICA NO ESTUDO DA ÁFRICA E DO NEGRO NO BRASIL | |
Ana Paula Almeida Silva |
UTILIZAÇÃO DO SIMULADOR PHET EM AULAS DE QUÍMICA: COM A PALAVRA ESTUDANTES DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO | |
Mirele Cruz Alves, Maria Heloisa Félix da Silva, Maria Rosângela dos Santos Alves, Maria Vitória Ferreira Ramalho, Samara Sávia Braz Alves, Maria Luiza Rodrigues Pereira, Audaniza Pereira Gomes, Edicarlos Pereira dos Santos |
RAPensando a Filosofia | |
Ana Môser Oliveira Fernandes |
Consequências e repercussões do ensino remoto na docência da música | |
Bruna Lorony Guedes, Maria Luiza Santos de Souza, Patrícia Cunha Flor |
Contribuições das residentes para a didática de estudantes do curso profissionalizante em música | |
Emily Wanessa Ferreira Sousa, Ana Beatriz da Silva Rodrigues |
UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE OFICINA, COOPTANDO A MÚSICA COM A FILOSOFIA DO DIREITO. | |
Francisco Henrique Salvador |
O ensino de Técnica vocal e a modalidade EAD: práticas pedagógicas no contexto da Pandemia da COVID-19) | |
Ana Carla Ribeiro Silva, Zarelly Inácio Inácio Lima de Souza, Luan de Oliveira Freire, Felipe Vieira da Silva |
Projeto interdisciplinar para um ensino de Ciências significativo: Um relato de experiência do Programa de Residência Pedagógica. | |
Felipe Teixeira Silva, Rívio Fabrício de Figueiredo, Darlania Lima Batista, Alessandra Sousa Gonçalves, Josefa Sayonara Santos, Audaiza Pereira Gomes, Maria Lucélia Gomes, Francisca Suelânia Lino Santos |
Aula de música na disciplina de artes no ensino médio do IFCE (campus Juazeiro do Norte - CE) | |
Luiz Henrique Oliveira Macedo, Thales Wesley Dantas |
Mitologias Gerais: A representação de Deus | |
Michele Arruda da Silva |